sexta-feira, 11 de maio de 2012

E aí, quem vai ser?


Olá, Nação Azul.

Desde quarta todos estão comentando e especulando sobre o novo técnico do Cruzeiro, querendo saber quem será e qual ou quais, são as perspectivas para o time esse ano, logo após a contratação deste novo comandante. Fala-se em Adílson, Sampaoli, Levir e Roth, como os mais cotados. Alguns ainda citam Gilson Kleina, Renato Gaúcho, dentre outros.


O meu preferido é Adílson, porém, com ressalvas. Acredito que, se verdadeiras as exigências feitas ao Cruzeiro, que dispense ou afaste Roger e WP9, para que venha, Adílson já estaria fazendo um favor ao nosso elenco, tão sujeito à boicotes e motins. Nem tanto por WP9, que para mim tem sua utilidade, apesar de decepcionar com certa frequência, mas por Roger. O jogador pop é um câncer no elenco, tem influência com os mais jovens, por falar bem e ser bastante esclarecido consegue jogar com a torcida e fazer o seu marketing pessoal, que fez com que Adílson fosse cada vez mais pressionado, mesmo com bons resultados, e Gilberto deslocado para a lateral-esquerda, fazendo com que perdêssemos um dos melhores meias de criação que tivemos recentemente. Não me alongarei mais, pois acredito que os males causados por Roger ao Cruzeiro são bem maiores e significativos, portanto, merece um post em separado.




Além desses fatores, Adílson conhece a torcida e tem uma parte imensa desses torcedores ao seu lado, clamando pelo seu retorno. Com o seu histórico bom dentro do time, não sofrerá tanta pressão por resultados imediatos quanto outros nomes, tal como o de Roth, Kleina e Renato Gaúcho, nomes que sozinhos já carregam desconfiança. Nós conhecemos o trabalho de Adílson e vivemos com ele os melhores momentos e tivemos o melhor time, desde 2003, sabemos da sua competência, dedicação e identificação com a camisa celeste. Outro fator positivo, é o fato de saber montar um time com toque de bola mais refinado, o que pode ajudar muito ao Cruzeiro, por não ter em seu elenco, diversos jogadores incisivos e de velocidade.

Sampaoli, no entanto, também seria um nome excelente, porém, o período de adaptação dos jogadores celestes, ao estilo de jogo dos técnicos estrangeiros seria complicada e necessitaria um trabalho à mais longo prazo, coisa que o Cruzeiro não pode mais se dar ao luxo, com o campeonato nacional batendo à porta. Por isso tudo, obrigado diretoria, por demorar tanto a se mexer.

Quanto à Levir, o último bom trabalho dele no Brasil foi no distante 2007, quando foi campeão mineiro com os nossos rivais, superando o Cruzeiro na final, porém, sofrendo muito com o segundo jogo, em que foram derrotados por 2 a 0, sendo dominados todo o tempo em que os times estavam em igualdade numérica em campo. Depois disso, se exilou no Japão e só retorna agora ao Brasil, ao que parece, pedindo por volta dos R$ 600.000,00 mensais, um absurdo.

Outro bom nome, de retorno mais imediato, é Celso Roth. O gaúcho é o técnico dos times fracos de boas campanhas em Brasileiros, como o Grêmio de 2008 e nosso rival de 2009. Roth consegue resultados mais rápidos, mesmo com times fracos, além de tirar leite de pedra de jogadores contestados, como poderia acontecer com os nossos laterais.

Gílson Kleina é treinador aposta. Montou um grande time com a Ponte Preta, sem, no entanto, ter um elenco de grande qualidade. É uma aposta, porém, sem retorno garantido. A sua Ponte Preta, porém, colocou o "poderoso" time da mídia, o Corinthians, "na roda", dando um show no Pacaembu. Já Renato Gaúcho não é tanto uma aposta., pois já dirigiu grandes times, obtendo bons resultados, o maior complicador seria a falta de bons trabalhos recentes, pois desde 2007 não realiza grandes trabalhos.

Esperamos uma definição rápida, para sabermos se choramos ou comemoramos o nosso novo treinador. Vamos aguardar!

Saudações Celestes!

terça-feira, 8 de maio de 2012

É estranho, mas temos chances.

Olá, nação azul.

Hoje venho falar sobre o jogo de amanhã, que definirá qual time (ou amontoado de jogadores), passará à próxima da Copa do Brasil. Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentam no duelo dos péssimos.

De um lado um time horroroso, de segunda divisão, que perdeu a grande chance de abrir boa vantagem sobre o adversário, esse é o CAP, que perdeu a chance de praticamente garantir a classificação no jogo de ida, ao perder um gol ridículo, quando Roger tocou mal a bola para Léo, que foi antecipado por um adversário que saiu sozinho na cara do gol e chutou na trave. Ruim para eles, ruim para nós.

Com sinceridade, não acredito que, mesmo passando de fase na Copa do Brasil, o Cruzeiro tem alguma chance de ser campeão, principalmente porque vai começar a pegar times menos piores, a partir da próxima rodada. Enquanto Vágner Mancini estiver no comando do elenco celeste, acho bastante difícil pensarmos em algo maior que um 13º lugar no Campeonato Brasileiro (sendo otimista) e uma desclassificação na Copa do Brasil, que não seja para um time de 3ª divisão.

Porém, apesar de toda a minha descrença no atual plantel celeste, principalmente por conta de seu comandante, acredito ser totalmente possível obtermos o resultado que precisamos para nos classificarmos amanhã, exclusivamente por causa de um reforço: Souza.

O meia, destro, é daqueles jogadores com característica de retenção da bola para boa distribuição de jogo. Ele tem a característica parecida com a de Roger, no sentido de saber fazer o jogo correr e saber acalmá-lo, porém, é menos técnico que o colega canhoto, no entanto, bem mais regular. Souza não precisa ser provocado para jogar bem, ele atua com uma regularidade tremenda, além de ser experiente suficiente para ajudar Roger a sobressair-se, mesmo com as trapalhadas de Mancini.

Apesar de Montillo ser um craque, não é ele que hoje faria a diferença em favor do nosso time. O argentino tem característica de ser mais incisivo, é um meia atacante, exerce função parecida com a de Kaká nos tempos de Milan e Ronaldinho Gaúcho nos tempos de Barcelona (volto a frisar, FUNÇÃO parecida, o futebol não é o mesmo, infelizmente). Enquanto Souza é um jogador mais cerebral, com características mais parecidas com as de Xavi, Fábregas, Zidane e Pirlo (também só características e funções, o futebol ainda está bem distante).

E é dessa característica que o Cruzeiro sente falta. É por isso que Roger é tão importante quando está em sua melhor forma. Não tendo bons volantes passadores (tanto Leandro Guerreiro, que tem bom desarme e proteção, quanto Marcelo Oliveira, que é rápido e incisivo, não são bons passadores), a função de Souza e Roger fica ainda em maior destaque, por serem os jogadores que acionarão as jogadas dos atacantes e também pelas laterais, mas, sem Montillo, perdem a melhor das opções de ataque celeste.

Se Souza e Roger tiverem boa química em campo, podemos e devemos nos classificar, o que nos prejudica para o campeonato brasileiro, por conta da provável manutenção do atual treinador e o grande responsável pela falta do futebol da equipe celeste, por mais algumas rodadas e principalmente, pelo intervalo que temos até o início do brasileirão, que será de pelo menos uma semana, que poderia ser bem usada por um treinador como Renato Gaúcho, ou Carpegiani.

Saudações Celestes,
Renato Simões.