terça-feira, 8 de maio de 2012

É estranho, mas temos chances.

Olá, nação azul.

Hoje venho falar sobre o jogo de amanhã, que definirá qual time (ou amontoado de jogadores), passará à próxima da Copa do Brasil. Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentam no duelo dos péssimos.

De um lado um time horroroso, de segunda divisão, que perdeu a grande chance de abrir boa vantagem sobre o adversário, esse é o CAP, que perdeu a chance de praticamente garantir a classificação no jogo de ida, ao perder um gol ridículo, quando Roger tocou mal a bola para Léo, que foi antecipado por um adversário que saiu sozinho na cara do gol e chutou na trave. Ruim para eles, ruim para nós.

Com sinceridade, não acredito que, mesmo passando de fase na Copa do Brasil, o Cruzeiro tem alguma chance de ser campeão, principalmente porque vai começar a pegar times menos piores, a partir da próxima rodada. Enquanto Vágner Mancini estiver no comando do elenco celeste, acho bastante difícil pensarmos em algo maior que um 13º lugar no Campeonato Brasileiro (sendo otimista) e uma desclassificação na Copa do Brasil, que não seja para um time de 3ª divisão.

Porém, apesar de toda a minha descrença no atual plantel celeste, principalmente por conta de seu comandante, acredito ser totalmente possível obtermos o resultado que precisamos para nos classificarmos amanhã, exclusivamente por causa de um reforço: Souza.

O meia, destro, é daqueles jogadores com característica de retenção da bola para boa distribuição de jogo. Ele tem a característica parecida com a de Roger, no sentido de saber fazer o jogo correr e saber acalmá-lo, porém, é menos técnico que o colega canhoto, no entanto, bem mais regular. Souza não precisa ser provocado para jogar bem, ele atua com uma regularidade tremenda, além de ser experiente suficiente para ajudar Roger a sobressair-se, mesmo com as trapalhadas de Mancini.

Apesar de Montillo ser um craque, não é ele que hoje faria a diferença em favor do nosso time. O argentino tem característica de ser mais incisivo, é um meia atacante, exerce função parecida com a de Kaká nos tempos de Milan e Ronaldinho Gaúcho nos tempos de Barcelona (volto a frisar, FUNÇÃO parecida, o futebol não é o mesmo, infelizmente). Enquanto Souza é um jogador mais cerebral, com características mais parecidas com as de Xavi, Fábregas, Zidane e Pirlo (também só características e funções, o futebol ainda está bem distante).

E é dessa característica que o Cruzeiro sente falta. É por isso que Roger é tão importante quando está em sua melhor forma. Não tendo bons volantes passadores (tanto Leandro Guerreiro, que tem bom desarme e proteção, quanto Marcelo Oliveira, que é rápido e incisivo, não são bons passadores), a função de Souza e Roger fica ainda em maior destaque, por serem os jogadores que acionarão as jogadas dos atacantes e também pelas laterais, mas, sem Montillo, perdem a melhor das opções de ataque celeste.

Se Souza e Roger tiverem boa química em campo, podemos e devemos nos classificar, o que nos prejudica para o campeonato brasileiro, por conta da provável manutenção do atual treinador e o grande responsável pela falta do futebol da equipe celeste, por mais algumas rodadas e principalmente, pelo intervalo que temos até o início do brasileirão, que será de pelo menos uma semana, que poderia ser bem usada por um treinador como Renato Gaúcho, ou Carpegiani.

Saudações Celestes,
Renato Simões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário