sexta-feira, 11 de maio de 2012

E aí, quem vai ser?


Olá, Nação Azul.

Desde quarta todos estão comentando e especulando sobre o novo técnico do Cruzeiro, querendo saber quem será e qual ou quais, são as perspectivas para o time esse ano, logo após a contratação deste novo comandante. Fala-se em Adílson, Sampaoli, Levir e Roth, como os mais cotados. Alguns ainda citam Gilson Kleina, Renato Gaúcho, dentre outros.


O meu preferido é Adílson, porém, com ressalvas. Acredito que, se verdadeiras as exigências feitas ao Cruzeiro, que dispense ou afaste Roger e WP9, para que venha, Adílson já estaria fazendo um favor ao nosso elenco, tão sujeito à boicotes e motins. Nem tanto por WP9, que para mim tem sua utilidade, apesar de decepcionar com certa frequência, mas por Roger. O jogador pop é um câncer no elenco, tem influência com os mais jovens, por falar bem e ser bastante esclarecido consegue jogar com a torcida e fazer o seu marketing pessoal, que fez com que Adílson fosse cada vez mais pressionado, mesmo com bons resultados, e Gilberto deslocado para a lateral-esquerda, fazendo com que perdêssemos um dos melhores meias de criação que tivemos recentemente. Não me alongarei mais, pois acredito que os males causados por Roger ao Cruzeiro são bem maiores e significativos, portanto, merece um post em separado.




Além desses fatores, Adílson conhece a torcida e tem uma parte imensa desses torcedores ao seu lado, clamando pelo seu retorno. Com o seu histórico bom dentro do time, não sofrerá tanta pressão por resultados imediatos quanto outros nomes, tal como o de Roth, Kleina e Renato Gaúcho, nomes que sozinhos já carregam desconfiança. Nós conhecemos o trabalho de Adílson e vivemos com ele os melhores momentos e tivemos o melhor time, desde 2003, sabemos da sua competência, dedicação e identificação com a camisa celeste. Outro fator positivo, é o fato de saber montar um time com toque de bola mais refinado, o que pode ajudar muito ao Cruzeiro, por não ter em seu elenco, diversos jogadores incisivos e de velocidade.

Sampaoli, no entanto, também seria um nome excelente, porém, o período de adaptação dos jogadores celestes, ao estilo de jogo dos técnicos estrangeiros seria complicada e necessitaria um trabalho à mais longo prazo, coisa que o Cruzeiro não pode mais se dar ao luxo, com o campeonato nacional batendo à porta. Por isso tudo, obrigado diretoria, por demorar tanto a se mexer.

Quanto à Levir, o último bom trabalho dele no Brasil foi no distante 2007, quando foi campeão mineiro com os nossos rivais, superando o Cruzeiro na final, porém, sofrendo muito com o segundo jogo, em que foram derrotados por 2 a 0, sendo dominados todo o tempo em que os times estavam em igualdade numérica em campo. Depois disso, se exilou no Japão e só retorna agora ao Brasil, ao que parece, pedindo por volta dos R$ 600.000,00 mensais, um absurdo.

Outro bom nome, de retorno mais imediato, é Celso Roth. O gaúcho é o técnico dos times fracos de boas campanhas em Brasileiros, como o Grêmio de 2008 e nosso rival de 2009. Roth consegue resultados mais rápidos, mesmo com times fracos, além de tirar leite de pedra de jogadores contestados, como poderia acontecer com os nossos laterais.

Gílson Kleina é treinador aposta. Montou um grande time com a Ponte Preta, sem, no entanto, ter um elenco de grande qualidade. É uma aposta, porém, sem retorno garantido. A sua Ponte Preta, porém, colocou o "poderoso" time da mídia, o Corinthians, "na roda", dando um show no Pacaembu. Já Renato Gaúcho não é tanto uma aposta., pois já dirigiu grandes times, obtendo bons resultados, o maior complicador seria a falta de bons trabalhos recentes, pois desde 2007 não realiza grandes trabalhos.

Esperamos uma definição rápida, para sabermos se choramos ou comemoramos o nosso novo treinador. Vamos aguardar!

Saudações Celestes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário