Olá,
Hoje o post é sobre uma recente obsessão da torcida celeste, a alcunha do "Time de Guerreiros".
Que fique claro que eu sou total e absolutamente contra jogadores reconhecidos por sua raça e por serem "Guerreiros". Poucos são os casos de jogadores conhecidos por tais características, que também se destacavam por sua qualidade técnica, de cabeça, me lembro apenas de 2, Sorín e Kléber.
Ao meu ver, a alcunha de guerreiro só é destinada àqueles jogadores que não oferecem muito à um time, se não a sua raça e disposição. Nos grandes times, principalmente do Cruzeiro, o elenco era formado, em sua essência, por jogadores de grande capacidade técnica, assim como em 2003 e o mais recente 2009.
É notório que quase todos os grandes elencos tem um ou outro jogador desse tipo, tal como Cris (2003), A. Recife (2003) e Fabrício (2009), porém, eram casos específicos. Um time de "guerreiros", é um time que joga na base da correria, disposição e raça. Um time de "guerreiros", pode ser campeão de competições de tiro curto e baixo nível técnico, tal como é a Copa do Brasil hoje, porém, jamais serão capazes de vencer campeonatos mais longos ou de maior nível técnico, como o Brasileirão e a Copa Libertadores.
É bom lembrar que, historicamente, uma equipe e uma torcida que sempre valorizou times "guerreiros", foi nosso maior rival, que não pode ser reconhecido por suas grandes conquistas e mesmo no caso deles, eu dúvido que o time de Reinaldo, Marcelo Oliveira, João Leite e cia, a equipe recebia essa alcunha. Dentre os grandes times do mundo hoje, nenhum deles pode ser chamado de guerreiro, todos jogam na base da técnica e da troca de passes, coisa que o nosso atual time de "Guerreiros", não consegue fazer.
Sou adepto do bom futebol e do toque de bola, detesto times baseados em contra-ataques e correria. Prefiro o time de Adílson que o de Cuca, prefiro os times campeões de Luxemburgo, às retrancas campeãs de Muricy Ramalho. Ver o Cruzeiro quebrar sua tradição de bom futebol e técnica, com time de jogadores sem qualidade alguma, jogando apenas verticalmente e na base da correria e velocidade é simplesmente triste.
Saudações cruzeirenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário